VISITA ÁS ALDEIAS HISTÓRICAS

Promovida pela A.R.V.M.

No passado fim de semana de 21 e 22 de Maio de 2011, a ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, levou a efeito mais uma Visita ás Aldeias Históricas de Portugal.

Desta vez foram escolhidas as zonas de Belmonte, Sortelha; Sabugal, Castelo Mendo, Almeida e Castelo Rodrigo.

A saída de Moscavide, foi por volta das 13:30 horas de Sábado em direcção a Belmonte.

Após a recolha de todos os elementos da “caravana” que teve lugar em Sacavém, Alverca, Alhandra, Arruda dos Vinhos e Carregado, lá seguimos finalmente em direcção ao nosso primeiro destino, local de rara beleza, chamado Belmonte.

Chegámos por volta das 17:30 horas, depois de termos feito uma paragem para “esticar” as pernas e nos refrescar, pois o calor era intenso.

Visitámos alguns Museus, pois não tivemos oportunidade de visitar todos devido ao facto dos mesmos encerrarem ás 18 horas.

Assim, por volta das 18:45 horas lá fomos estrada fora a caminho de Sortelha.

Ali tivemos oportunidade de visitar as ruinas de diversos edificios históricos, a Torre do Castelo com o seu magnifico relógio a funcionar em pleno, sepulturas e Capelas centenárias, Pelourinhos Manuelinos e tivemos também a oportunidade impar de vislumbrar uma paisagem imponente ao redor de toda aquela localidade.

Ali imperava o silêncio... a calma... o cheiro da natureza e a paz de espirito, era a palavra de ordem....tudo era Natural e Maravilhoso.

Tivemos tempo ainda, de nos deliciarmos com umas magnificas cerejas maduras que nos foram “oferecidas” por uma cerejeira enorme e simpática que estava mesmo em frente do local onde tínhamos parado o nosso autocarro.

A hora estava adiantada, pois já nos tínhamos atrasado cerca de uma hora, segundo as indicações precisas, do nosso Colega António Amaral CT1ABV.

Bom....estava mesmo na hora da partida, em direcção ao Hotel na belíssima Vila do Sabugal.

Eram cerca de 20:30 horas, quando o nosso Amigo Luis, motorista de serviço, estacionou o autocarro mesmo em frente ao Hotel onde iríamos jantar e pernoitar.

O calor continuava intenso, o cansaço já começava a dominar grande partes dos elementos da nossa “caravana” e tínhamos de nos apressar, pois tínhamos ainda de fazer o check-in no Hotel, arrumar as malas nos quartos respectivos e irmos jantar, pois as nossas barrigas já estavam a dar horas.

O Colega Amaral CT1ABV, uma vez mais com toda a competência e profissionalismo que lhe é reconhecida, já tinha contactado por telemóvel o responsável do Hotel, dando-lhe conta da hora prevista da nossa chegada, bem como o esquema de entrada de todos os elementos.

A coisa funcionou na perfeição.... foram distribuídas as chaves magnéticas dos quartos a todos os elementos, que prontamente se deslocaram aos respectivos quartos, arrumaram as malas e sacos e regressaram á recepção do Hotel para nos encaminharmos de imediato ao magnifico Salão, onde decorreu  o nosso jantar.

Tudo estava a correr como previsto, sem incidentes, sem problemas, embora muito cansados e exaustos!!!!

O Jantar, bom....uma maravilha!!!

Umas entradas magnificas de produtos regionais, o pão caseiro, os enchidos, os queijos, as azeitonas, as saladas e ....os vinhos regionais magníficos daquela região.

Seguiu-se um Caldo Verde “caseiro” com chouriço... de enlouquecer todos aqueles que queriam fazer dieta ou que nem sequer estavam ideia de comer sopa.!!!!

De seguida, foi servida uma Vitela assada á moda da região, um manjar dos Deuses, um sabor e uma textura espectaculares, acompanhada de saladas diversas, batata frita e arroz, tudo sempre regado com os brancos ou tintos da região.

Seguiram-se as sobremesas compostas de doces diversos, as frutas e finalmente os cafés acompanhados de bebidas espirituais para ajudar a digestão.

Todos estavam satisfeitos, agora mais reconfortados  do estômago e do espirito, embora fosse necessário agora fazer um “joging” pelas redondezas do Hotel, no sentido de ajudar á digestão após aquela  farta  e demorada refeição.

Olhámos para o relógio....ficámos espantados, eram quase 11 horas da noite!!!!

Concentração á porta do Hotel e os mais corajosos lá foram rua abaixo, pois a temperatura estava bastante convidativa (25ºC) aquela hora da noite.

Alguns elementos da nossa “caravana” devido ao facto de terem crianças, ou serem pessoas já com alguma idade, preferiram ficar pelo Hotel e recolherem aos seus quartos.

Os mais corajosos dos quais eu me incluo, deliciavam-se com a brisa fresca e agradável da noite, enquanto através do Repetidor da Serra da Estrela de VHF, utilizando o meu Portátil Kenwood THF-7, eu contactava com alguns colegas Radioamadores da Zona de Lisboa que sabiam da nossa deslocação.

Estabeleci contactos com CT1AXM-Francisco Pereira em Corroios, CT1BBQ-João Martins por Lisboa e CT1FNV-António Correia por Pirescoxe.

Chegávamos de novo á porta do Hotel, estava na altura de recolher aos nossos aposentos e descansar, pois o dia que se seguia iria ser bastante preenchido e longo, tendo o Colega Amaral CT1ABV, sugerido que por volta das 8:30 horas, todos estivessem já com o pequeno almoço tomado e prontos para a partida.

A manhã acordou com um nevoeiro de cortar á faca, quase não se via a rua do 4º. Andar do Hotel e a temperatura rondava os 12º.C, bastante fresco em relação ao dia anterior.

Por volta da hora estabelecida pelo CT1ABV-Amaral, lá iniciámos a nossa viagem até Castelo Mendo, o Vale Perdido.

Foi uma viagem bastante original, pois passados alguns kilómetros de viagem, o nosso autocarro foi  “abalroado” por uma manada de Vacas, acompanhadas pelos seus maridos e filhos, que calmamente seguiam estrada abaixo, ocupando as duas faixas da via.

 Para agradecer a todos aqueles que em bicha seguiam calmamente nas suas viaturas, alguns dos elementos daquela excursão bovina, presenteou-nos com algumas magnificas  e suculentas “broas de palha” espalhadas por toda a área envolvente.

Registámos as imagens daqueles momentos, sem duvida original e genuíno na nossa Terra.

O caminho até Castelo Mendo foi magnifico, até porque o nevoeiro tinha levantado e permitiu-nos desfrutar através  de uma paisagem magnifica e imponente, através de uma estrada estreita que serpenteava a Serra até ao fundo onde se localizava a Aldeia.

Após a visita aos locais mais importantes de Castelo Mendo, entre os quais destaco, o Museu Regional, a Igreja Matriz, (estes dois locais só visitados porque duas idosas que guardam as chaves destes edificios, tiveram a gentileza de os abrir para que pudessemos visitá-los), os diversos Pelourinhos, o Arco da porta de entrada da Aldeia e a arquitetura imponente que compôe a Aldeia.

O Colega Amaral, chamava-nos á atenção, devido ao adiantado da hora, visto ainda termos de ir até Almeida onde teríamos uma visita guiada de cerca de hora e meia e o almoço.

Tudo preparado para a partida e...tá...tá tá...tá...tá...tá...tá...tá...venham ver....venham ver...é a um euro e meio o kilo.....acabadas de apanhar...venham ver meus senhores!!!!

Tinha acabado de ali chegar, um carro com a mala e os bancos traseiros cheios de caixas de apetitosas e saborosas cerejas vermelhas, de fazer parar o transito na rotunda do Aeroporto em Lisboa.

Balança montada...sacos de plástico para o transporte.... caixa com os trocos a jeito e pronto....estava montado estabelecimento daquela superficie comercial improvisada.

Digo-vos que, das cerca de 12 caixas de cerejas (cada caixa continha 6,5 Kgs) ali colocadas no muro do jardim da entrada do Castelo, apenas sobraram umas 3 caixas, tudo o resto foi consumido pela nossa “caravana”....bom negócio para o atrevido comerciante e boa compra para todos aqueles que puderam saborear aquela delicia da natureza.

Com isto tudo, perdemos uma boa hora, segundo as indicações do Colega Amaral CT1ABV, que já pensava na visita guiada em Almeida.

Lá seguimos finalmente até Almeida.

A localidade de Almeida, caracteriza-se por uma particularidade, está totalmente construída dentro duma Fortificação, que vista do ar tem a forma de uma Estrela.

Seguiu-se a visita guiada a todos os locais de interesse daquela Vila, onde se destacam os diversos Museus, onde foram recriados os campos de Batalha dos Séculos passados, o Picadeiro Real, assim como os diversos locais de interesse histórico da Região.

Deste local, ainda tive uma vez mais, a possibilidade de contactar via Repetidor da Serra da Estrela de VHF, o Colega CT1AXM-Francisco Pereira, que estava a fazer horas para o almoço lá por Corroios.

Ao longe, pudemos avistar Espanha, que distava uns 12 Kms, segundo a indicação da nossa guia.

Por volta das 13 horas, teve lugar o almoço num Restaurante Regional desta localidade.

Terminado um pequeno descanso e o merecido almoço, eram 14 e trinta, seguimos viagem para Castelo Rodrigo, onde nos esperava também uma visita guiada a esta localidade magnifica, rica de altivez e fidalguia, com imponentes pergaminhos de história, ali relatados pela nossa guia que nos acompanhou durante cerca de 1 hora a toda a periferia desta Região.

Ficamos mais ricos de conhecimentos Históricos e Culturais daquela Região e da própria História de Portugal.

As horas voavam…. o calor aumentava… o cansaço ia dando conta dos nossos colegas e familiares… estava na hora de regressar a Moscavide, pois o dia seguinte era de trabalho e estávamos ainda a cerca de 300 KMs de Lisboa.

Um contratempo mais surgiu na nossa viagem; o motorista do nosso autocarro, precisava de abastecer de gasóleo, para vir descansado durante toda a viagem de regresso, não fosse acontecer algum contratempo.

Como ele possuía daqueles cartões Frota de algumas Empresas Petrolíferas, tivemos de ir até á Guarda, visto todas as bombas de abastecimento daquela Marca  que encontramos pelo caminho, estarem encerradas aos Domingos.

Foi mais um ligeiro atraso no tempo de partida, mas finalmente eram cerca das 19 horas, fizemo-nos á estrada em direcção a Moscavide.

Lá fomos deixar alguns Colegas nos seus locais de embarque, Carregado, Arruda dos Vinhos, Alhandra, Alverca e Sacavém, eram 23:10 Horas finalmente estávamos a chegar a Moscavide.

A nossa “caravana” estava completamente estafada, esgotada, contudo alegre e feliz por tudo ter corrido bem, com harmonia e convívio Familiar.

Quero aqui deixar registado uma vez mais, os agradecimentos de toda a Direcção da ARVM, em primeiro lugar a todos aqueles Colegas e Familiares que fizeram o favor de nos acompanhar.

Em segundo lugar, ao nosso Colega António Amaral CT1ABV, pelo magnifico trabalho, empenho e competência Profissional, que demonstrou na organização deste Convívio, tornando este Fim de Semana para todos nós, um momento de Conhecimento, Cultura e Convívio, que todos dificilmente esqueceremos.

Numa próxima oportunidade, talvez.....possamos repetir uma Viagem deste tipo, vamos aguardar calmamente, aquilo que o Futuro nos reserva.

Cumprimentos de Amizade, 

Francisco Gonçalves

          CT1DL

Presidente da Direcção

                                                                                                                                                                                                               Elaborado por:

Francisco Gonçalves

                                                                                                                                                                                                           CT1DL

                                                                                                                                                                                                                       2011

 

 

 

Para o ano teremos mais.

TOPO