Se deseja colocar uma noticia nesta pagina clique aqui aqui   

 


PLANO  DE  ATIVIDADES  PARA  O  ANO  DE  2017

A Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, no seu programa e estratégia de desenvolvimento e progresso no âmbito das atividades típicas na sua esfera de ação, propõe-se modernizar e intensificar as técnicas bem como dinamizar as atividades de interação com outras Entidades oficiais ou privadas.

São prioritárias as iniciativas da ARVM no seio da sua vida Associativa e na Protecção Civil Municipal de Loures. Merecerão especial atenção os compromissos com a Protecção Civil Nacional, nos termos do protocolo em vigor; as atividades com os Agrupamentos de Escuteiros; a participação ou presença nos eventos da Câmara Municipal de Loures e Junta de Freguesia de Moscavide e Portela; participação em iniciativas credíveis de outras Entidades Oficiais ou privadas, nomeadamente Associações de Radioamadores ou outras, Nacionais ou Estrangeiras.

De rotina ou sem data definida:

- Manter as instalações da Sede Social sempre disponíveis a responder a solicitações de emergência.

- Manter informação actualizada na página» www.arvm.org

- Manter os meios técnicos disponíveis operacionais, incluindo os repetidores.

- Manter atualizados os registos, manuais e outros documentos na área de Bolsa de Radioamadores Voluntários, seleção e formação dos seus elementos.

- Aperfeiçoar os meios técnicos existentes para utilização e formação de sócios, especialmente os mais jovens, no campo da eletrónica, eletricidade, informática e telecomunicações.

- Apoiar no âmbito do Radioamadorismo, iniciativas de Escolas, Clubes ou Associações com jovens, nomeadamente os Agrupamentos de Escuteiros.

- Participar nas iniciativas para que formos convidados, pela C.M.Loures, pela J.F. de Moscavide e Portela, ou quaisquer outras Entidades.

- Participar nas comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil.

- Exercícios da Bolsa de Radioamadores Voluntários da ARVM no âmbito do SMPC-Serviço Municipal de Protecção Civil de Loures, em VHF , HF, UHF e oportunamente também com apoio da TVA.

- Participação em simulacros e outras atividades conjuntas, propostas pelo SMPC.

- Junto da ANACOM, fazer-se representar sempre que solicitada no melhor espírito de colaboração, participando em iniciativas na área do Radioamadorismo.

 - Dar continuidade ao programa de visitas a outras Direcções de Associações ou Grupos de Radioamadores de Portugal Continental e Ilhas, procurando fomentar acções de cooperação e relacionamento institucionais.

- Dia Aberto na ARVM – Dar a conhecer a localização, as instalações, os intervenientes e as actividades ao dispor da Comunidade de radioamadores.

Das atividades com datas pré-definidas temos:

- Em Abril de 2017, início de mais um Curso de Telegrafia CW na Sede da ARVM, tendo como     formador o Colega CT1JZJ-Fernando Teixeira Gomes.

- Em  Abril, Jornada Técnica integrada numa ativação em local ainda a designar.

- Em Abril, realização de uma “Feira de Garagem” em Moscavide, em local a indicar oportunamente.

- Em Maio, concentração na zona Cento do País, para Confraternização com Associações locais.

- Em 26 de Maio, Aniversário da ARVM.

- Em 17 e 18 de Junho, será efectuado o Field-Day com modelo a ser proposto pela equipa que assumir o projeto e aprovado pela Direção.

- Em  Agosto (data e local a designar), promover a ativação de um prefixo especial ou uma expedição num Farol, Castelo ou outro local de interesse.

- Em Setembro (data e  local a designar), visita técnica.

- Em 20, 21 e 22 de Outubro, apoio e participação no Jota / Joti.

- Em 26 de Novembro, realização da Exposição Feira da Rádio, nas instalações do IPDJ, no Parque das Nações em Lisboa.

- Em 10 de  Dezembro, tradicional “ Almoço de Natal da ARVM (em local a designar).

Outras atividades surgirão certamente e delas nos encarregaremos com sucesso, graças ao voluntariado, querer e competência dos sócios da ARVM, com provas dadas de dedicação e Amor ao Radioamadorismo.

Presidente da Direção da ARVM

Francisco José Martins Gonçalves

                      CT1DL

Assembleia Geral Ordinária da ARVM

14 de Janeiro 2017

Meus caros amigos , sócios e não sócios da ARVM - Radioamadores de Loures.

Em meu nome pessoal e no de todos os membros da Mesa, agradecemos a vossa presença nesta Assembleia Geral Ordinária.

Vai ser curta a minha intervenção, não porque haja pouco a dizer de bom da nossa Associação, mas para dizer que a nossa actividade, especialmente a Feira da Rádio como lhe chamamos vulgarmente, têm sido o garante do nosso prestígio, e o nosso tradicional prestígio tem sido o garante da confiança das Entidades Oficiais, em particular da Camara Municipal de Loures.

À actual Direcção, tal como afirmei na ultima Assembleia Geral, em nome dos sócios que mais nos frequentam, quer na sede, quer nos eventos em que participamos, apresento o nosso bem haja. Ao Presidente Francisco Gonçalves – CT1DL dirijo um agradecimento muito especial por ter sido entre os restantes membros da Direcção, quem melhor nos tem representado e conseguido melhorar os apoios da Camara Municipal de Loures, que agradecemos nas pessoas do Exmo. Presidente Bernardino Soares e seu Chefe de Gabinete.

Resta-me fazer dois pedidos. O primeiro, a todos os antigos e não antigos sócios para que dediquem um pouco do seu tempo à ARVM ; o segundo que aceitem levar a votação um louvor de mérito ao Presidente CT1DL . E um louvor simples aos restantes  membros da Direcção, por proposta da Mesa da Assembleia Geral.

Muito obrigado

Jorge Cruz Galego CT1ESA

TOPO

TOPO

ARVM   Associação de  Radioamadores da Vila de Moscavide

Almoço  de Natal do passado dia 4 de Dezembro de 2016

Se quiser saber mais sobre esta actividade carregue Aqui »»

TOPO

TOPO

FEIRA da RÁDIO -  A.R.V.M.
Realizou-se no passado dia 27 de Novembro 2016 nas instalações do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude junto na Vila de Moscavide, a XIX Exposição Feira da Rádio da ARVM.

A ARVM vem com muita gratidão agradecer a todos os que com a sua presença como expositores ou visitantes tornaram a nossa Exposição Feira da Rádio uma verdadeira tradição com êxito.

Desde manhã cedo, muito cedo, a concentração de expositores em frente à porta do Instituto Português do Desporto e Juventude esgotou o parque automóvel mais próximo, apesar da sua enorme disponibilidade. Misturaram-se as viaturas de matrícula portuguesa e espanhola.

Pelas dez horas abriram-se as portas aos visitantes e instantaneamente as salas esgotaram e iniciaram-se as buscas e as compras, prolongando-se durante todo o dia sem interrupções.

Depois do almoço servido no local a todos os que o desejaram e o ambiente manteve-se durante a tarde até ao encerramento pelas 17 horas.

Segundo estimativas feitas, pela Organização da Exposição Feira da Rádio da ARVM, calculam-se que estiveram presentes durante todo o dia no certame, aproximadamente 5 mil pessoas.

O ambiente de confraternização, o entusiasmo, a alegria que era demonstrada através dos olhares e nos rostos de todos aqueles que nos visitaram, deram uma Vida fantástica ao local onde decorria a Feira.

Constatámos curiosamente também que este ano, muitos dos Colegas Radioamadores ali presentes, com maior destaque para os colegas vindos do Norte e Sul do País, viajaram de comboio, entre os seus locais de habitação e a Gare do Oriente em Lisboa.

A ARVM não se cansa de repetir que o sucesso se deve aos que vindo de longe como os muitos radioamadores espanhóis, que com a sua presença mais responsabilidade fazem sentir aos participantes na organização, a quem a Direção agradece penhorada pelo seu sentido de colaboração e sacrifício.

A todos aqueles que contribuíram e deram o seu apoio físico, moral, logístico e financeiro, em nome de toda a Direção da ARVM os nossos agradecimentos.

Já estamos a trabalhar, para que no dia 26 de Novembro de 2017, a Exposição Feira da Rádio da ARVM seja uma realidade, até lá vamos contar com o apoio de todos vós, para que o entusiasmo e força moral não nos falte.

Saudações Radioamadorísticas, 73’s

A Todos um BEM HAJA.

 

Se quiser saber mais sobre esta actividade carregue Aqui »»

TOPO

TOPO

 Visita Oficial de uma Delegação da LABRE-SP - BRAZIL

Á Sede da ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide

ARVM                          http://www.labre-sp.org.br/imagens/logo.png

No passado dia 8 de Outubro de 2016, esteve presente na Sede da ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, uma Delegação Oficial da LABRE-Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão -Delegação de São Paulo, no Brazil.

Esta Delegação Oficial era composta pelos Colegas PY2FUL Professor Doutor Fulvio Cristofoli, Diretor da Escola de Gestão e Direito da Universidade Metodista de S.Paulo no Brazil e,  por sua simpática Esposa Exma. Sra.Carla Cristofoli, também ela Colega Radioamadora, com indicativo PU2TFJ  .

Carla PU2TFJ  e  Professor Doutor Fulvio Cristofoli   PY2FUL 

Foram entregues ao Presidente da ARVM -  Francisco Gonçalves, as credenciais Oficiais da Directoria da LABRE-SP e  alguns Presentes personalizados e destinados á ARVM.

As   Honras da casa e a apresentação Oficial das instalações da nossa Sede aos Dignissímos Visitantes e representantes Oficiais da LABRE-SP,  foi feita em conjunto pelos Colegas CT1FKF - Jorge Guimarães, CT1DQF - João Correia, CT1JZJ - Teixeira Gomes e CT1DL - Francisco Gonçalves.

Durante este encontro, tivemos ocasião de trocar conhecimentos mútuos entre a realidade do panorama Radioamadoristico actual e a vida Associativa desenvolvida  nos dois Paises Irmãos.

Na devida oportunidade, o Colega Fulvio Cristofoli PY2FUL teve ocasião de formalizar um Convite Oficial da LABRE-SP á ARVM, para que a nossa Associação fizesse parte integrante de um Grupo de Associações de Radioamadores a nivel Internacional, que tem como principal objectivo, a formação e troca de

conhecimentos á distância (via Internet) tornando assim possivel uma constante e  actual base de informações, das quais se destacam entre outras; actividades diversas, Congressos, Reuniões, Concursos, Exposições, Exames de Radioamadores, Experiencias técnicas, que estarão sempre disponiveis ON LINE entre todos os  seus Associados.

 

Reunião conjunta ARVM-LABRE-SP -  PU2TFL, CT5HAE, CT1DL, CT1JZJ, CT1DQF e CT1FKF

 

A convite do Professor Doutor Fulvio Cristofoli  PY2FUL,  foi-nos solicitado que fizéssemos  parte integrante num pequeno filme introdutório feito naquele  momento na nossa Sede, que posteriormente será apresentado na LABRE-SP, dando nota da História e da Vida da nossa Associação, bem como das nossas principais actividades no campo do Radioamadorismo em Portugal.

Assim, o Presidente da ARVM - Francisco Gonçalves, teve ocasião de fazer um historial sumário das principais actividades da ARVM, onde destacou a Exposição Feira da Rádio, o Field Day, o apoio a vários Agrupamentos de Escoteiros do Concelho de Loures e Lisboa durante os JOTA’s, a Bolsa de Radioamadores Voluntários da Protecção Civil Municipal de Loures, o Protocolo existente entre a Câmara de Loures e a ARVM, a Rede alternativa de Comunicações ao serviço do Concelho de Loures em colaboração com a Protecção Civil Municipal de Loures, o excelente relacionamento Institucional entre a Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Moscavide e Portela e as diversas Associações de Radioamadores Nacionais.

Por ultimo em nome da Direcção da ARVM, CT1DL-Francisco Gonçalves deixou uma saudação muito especial á Directoria da Delegação da LABRE-SP pela visita Oficial delegada nos nossos simpáticos Colegas PY2FUL Fulvio e Carla PU2TFJ,  assim como a  todos os Radioamadores Brasileiros, incentivando-os a que ao exemplo da ARVM, tentassem junto das Entidades Oficiais de S.Paulo, uma maior aproximação no sentido de darem a conhecer as potencialidades dos Radioamadores e da sua valência na ajuda e colaboração em caso de emergência ou calamidade, entre as populações, as Entidades Oficiais e os Radioamadores.

Ficou a promessa conjunta, que retomaremos as nossas reuniões em breve, desta vez via E-Mail ou via  Internet, no sentido de estreitarmos ainda mais os laços de amizade e colaboração mútua entre as nossas duas Associações e os nosso Países (Irmãos) PORTUGAL e BRAZIL.

Elaborado por:    CT1DL-Francisco Gonçalves 

Field  Day  da ARVM  2016

CT1RVM

Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia

 

Mantendo a tradição iniciada em 1991 , na Golegã, a ARVM vai levar a efeito o Field-Day 2016, nos dias 18 e 19 de Junho.

A Direcção assume a organização do Field Day 2016, que terá como temas principais as comunicações via rádio e o convívio entre radioamadores, estaremos operativos em todas as bandas.

Foi escolhido o Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia, situado no Concelho de Loures, junto aos acessos da Autoestrada do Norte (A1).

Nos dias 18 e 19 de Junho, será montada uma estação de CT1RVM , para operar em todas as bandas, apoiada em energia alternativa ( baterias e geradores ) e pontualmente da rede pública.

Todos os Sócios, Associações e Radioamadores em geral, deverão montar, se assim o desejarem, a sua própria estação no local, ou utilizar os seus portáteis ou móveis, em alegres QSOs,  a partir do Field-Day 2016 da ARVM.

Na simplicidade que queremos dar ao evento a realizar num Parque Municipal onde a Câmara de Loures criou as melhores condições, num verdadeiro espírito de Field-Day, e na confraternização entre todos os sócios e não sócios presentes, pretendemos adotar o sistema de “traga o seu e coma de todos”, havendo no local condições ( mesas com bancos e sanitários) onde se pode realizar um encontro gastronómico sem regras, mas com alegria, camaradagem e confraternização, acções que o Radioamadorismo carece e que nunca serão demais,.

Para todos aqueles, que por qualquer razão não possam estar presentes nas operações de montagem, gostaríamos pelo menos de registar a vossa presença durante este evento, no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, para que possamos conviver um pouco e trocarmos impressões sobre o nosso "Hobby".

Aguardamos a vossa presença, pois estou certo, que uma vez mais, vou poder contar convosco.!!!

Um cordial abraço de amizade,

73’s

 Francisco Gonçalves 

Presidente da Direcção

  Um breve olhar pelo Passado….”

CT1EPR-Luiz Fernando

COMUNICAÇÕES  MILITARES – GUERRA  COLONIAL

                     Entrada da Sala de Exposições                                                

Delegação da ARVM presente na Exposição

No passado dia 9 de Abril de 2016 (Sábado) uma representação da ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, esteve  presente na Exposição de Comunicações Militares - Guerra Colonial, que teve lugar  no Edifício 4 de Outubro em Loures, local onde funcionavam as instalações da Câmara Municipal de Loures quando foi proclamada a implantação da República Portuguesa.

Entre outros, estiveram presentes os Colegas CT1FKF-Professor Jorge Guimarães, CT1EPR Luiz Fernando (o nosso Guia), CT1JZJ Teixeira Gomes, CT1GZB José Luis Proença, CT1CCN António Santos, CT1DL Francisco Gonçalves, CT1DQF João Correia, CT1FNV António Correia e mais tarde o colega CT1FBF João Costa.

CT1FBF á conversa com CT1CCN

Durante a visita guiada, o nosso Colega Luiz Fernando Dias CT1EPR deu-nos uma pormenorizada explicação do funcionamento de todos os equipamentos ali expostos, com exemplos práticos de transmissão/recepção  entre eles,  bem como os acessórios que cada equipamento possuía e o seu funcionamento  prático.

Bateria alimentação não reutilizável       

Bateria de alimentação descartável-Várias tensões - Descartável

    O velho  ANGRC9  de  AM e CW                     

                                             O Magnifico RACAL  TR-28                                                 

Caixa de Bobinas,  Xtais e válvulas suplentes                 

Manual de Instruções Posto Rádio CPRC26 - 1964

Sobre o Luiz Fernando Dias, embora profissionalmente tenha percorrido um caminho diferente (Bancário), a electrónica e as comunicações sempre o acompanharam. As comunicações militares pertencem a uma área que cedo lhe despertou o seu interesse. Frequentou o curso de Rádio Montador, na Escola Fonseca Benevides e mais tarde no ISEL obteve a licenciatura de Electrónica e Telecomunicações. 

O Colega Luiz Fernando CT1EPR salienta: 

“ não é o aspecto meramente militar que me interessa, embora este também seja importante. 

Todavia a parte técnica, sobretudo a sua evolução durante o período da Guerra Colonial, é fascinante. Procuro de uma forma simples e didática fazer a sua apresentação…”

 

Mensagem escrita nalguns equipamentos Alemães

                                onde se lê: “CUIDADO O INIMIGO ESTÁ Á ESCUTA”                               

Pormenor do “dial” de leitura de  frequências

Foi sem dúvida, uma manhã cheia de ensinamentos  e  partilha de Cultura na Área das Comunicações Militares, com a qual o nosso Colega Luiz Fernando  nos quis brindar e, que nos permitiu  viajar no através da “Máquina do Tempo” entre os Anos 40’s e a actualidade. 

Esta Exposição estará patente até 14 de Maio de 2016, no Edifício 4 de Outubro, junto á Câmara Municipal de Loures, de Terça a Sexta Feira das 10 ás 12 horas e das 13 ás 18 horas e, aos Sábados das 9 ás 14 horas. Aos Domingos e 2ª. Feiras  a Exposição estará encerrada.

Agradecimentos:

A  ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, quer publicamente agradecer em nome dos Radioamadores desta Associação e do Radioamadorismo Nacional,  á Câmara Municipal de Loures nas pessoas do Sr. Presidente Dr. Bernardino Soares, do Sr. Vice Presidente Dr. Paulo Piteira e do Sr. Dr. Gonçalo Caroço, assim como a todos quanto permitiram que esta Exposição fosse uma realidade, possibilitando assim a População do Concelho de Loures poderem desfrutar destes momentos de Cultura e conhecimento, toda ela preparada e construída por um Radioamador que tem dedicado muito da sua Vida á esta actividade que é a Rádio e as Radiocomunicações.

Ao meu Caríssimo Amigo e Colega Luiz Fernando Dias CT1EPR, o nosso profundo reconhecimento pelo magnifico trabalho que levou a cabo nesta Exposição e pelos momentos magníficos de partilha de conhecimentos e história com que nos brindou, quando fizemos esta visita.

Eleborado por:   CT1DL-Francisco Gonçalves

Tomada de posse dos Órgãos Sociais da ARVM

Para o biénio 2016/2017

 Tal como deliberado na Assembleia Geral, efectuada no dia 23 de Janeiro de 2016, teve lugar na Sede Social da ARVM – Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide - Radioamadores do Concelho de Loures, dia 30 de Janeiro de 2016 pelas 15:30 horas, a tomada de posse dos novos Corpos Gerentes desta Associação para o biénio 2016/2017, passam a ter os seguintes  novos elementos

ARVM   Associação de  Radioamadores da Vila de Moscavide

Almoço  de Natal do passado dia 13 de Dezembro de 2015

Passeio com Visita ao complexo Ferroviário (Museu) na Estação do Entroncamento.

Dando continuidade  ás deslocações propostas pela Direcção da ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide (Radioamadores do Concelho de Loures) aos seus sócios, teve lugar o passeio/almoço de Natal,  cujo objectivo contempla os seguintes pontos a alcançar:

 

.  Promover o convívio e o companheirismo entre associados da ARVM;

.  Cooperar com  outras Associações de Radioamadores;

.  Dar a conhecer sítios e obras de arte, testemunhos da cultura local e

.  Para a salvaguarda e a valorização do nosso património cultural.

 

A iniciar o passeio, 11 horas, procedeu-se á visita ao Museu Ferroviário (Núcleo do Entroncamento) inaugurado em 18 de Maio de 2015.

O Museu é mantido pela Fundação  Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado – grande impulsionador dos comboios Portugueses.

O objectivo desta Fundação é o estudo , a conservação e valorização  do património histórico, cultural e tecnológico  ferroviário Português.

Neste Museu observámos o espaço redondo das locomotivas mais antigas (rotunda e placas giratórias)  e ainda três armazéns com composições antigas sábiamente reconstruídas pelas oficinas da CP, no interior desse armazém constatou-se o trabalho humano gigantesco que foi necessário reconstruir com critério.

Nos  espaços do Museu encontram-se em exposição as carruagens Presidenciais, a máquina D.Luiz e outras carruagens que marcaram a história dos caminhos de ferro em Portugal, já lá vão 150 anos; incluindo também as carruagens reais que atraíram o interesse dos nossos participantes, sócios, seus familiares e amigos, ao todo 48 pessoas.

Saliente-se  ainda a importância do trabalho produzido nos núcleos oficinais de Santa Apolónia; Barreiro, Figueira da Fóz, Macinhata do Vouga (linha do Vouga-Vouguinha), Campanhã (Porto), Entroncamento e Campolide entre outras.

Os esclarecimentos durante a visita ao Museu, foram prestados por um elemento da Direcção da ARVM (CT1FKF-Professor Jorge Guimarães). Esta visita iniciou-se ás 11 horas e terminou ás 13 horas e  dela foi produzida uma reportagem fotográfica de vários amadores fotográficos.

Às 13:30 horas iniciou-se o almoço num restaurante do Entroncamento, sem que antes o Presidente da ARVM e os seus colaboradores mais chegados fossem colocar nas mesas os dísticos de identificação das pessoas para mais fácil identificação dos lugares a ocupar. Saliente-se também o processo de informação produzido pelo dono e responsável do restaurante chamando á atenção para o serviço da modalidade de buffet.

Dos relatos que tivemos conhecimento sobre a iniciativa, todos foram unânimes em afirmar a sua satisfação sobre os serviços facultados.

Tivemos ainda a salientar a presença, como nosso convidado de honra, o Sr. Presidente Fernando Vicente Fernandes-CT1BQI do CRE-Clube de Radioamadores do Entroncamento e também Chefe de estação da CP do Entroncamento.

Na ocasião respondeu ás perguntas da nossa comunidade, centrada em pormenores técnicos básicos do actual material rolante, incluindo ainda algumas questões relativas ao processo de comando duma estação de caminhos de ferro, também o colega Gil Silva CT7ABF, maquinista, esteve connosco na estação, de saída para a preparação dum serviço para Faro-via Lisboa.

Terminamos com um agradecimento a todos os participantes que aderiram á nossa proposta.

 

 

Elaborado por:  CT1FKF-Jorgue Guima

Vice Presidente da ARVM

2015

Fotos cedidas pelos colegas, A. Costa - CT1ABZ  e  V. Moutinho - CT5HAE-  carregue Aqui »»

Field  Day  da ARVM  2015

CT1RVM

Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia

FIELD  DAY 2011

 

A ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, levou a efeito nos dias 13 e 14 de Junho de 2015, dando cumprimento ao estabelecido no nosso Plano de Atividades para o Ano de 2015, mais um Field Day.

O local escolhido ao exemplo do Ano anterior, foi o Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia.

Para quem não conhece, este é um local amplo, com uma vista primorosa sobre o vale do Tejo, onde se desfruta de uma panorâmica sobre toda a zona Oriental de Lisboa, Alcochete, Serra Arrábida, Zona de Odivelas, Loures, etc.

É um local apropriado para comunicações via Rádio devido à sua situação geográfica.

Durante o Field Day, foram feitas diversas experiencias no âmbito das Comunicações, onde se destacaram um Exercício de Emergência Rádio, entre os elementos da Bolsa de Radioamadores Voluntários da ARVM da Proteção Civil Municipal de Loures.

Foram efetuados diversos testes em HF-em especial os 160 metros, 6 metros, RTTY, ATV, VHF e UHF.

Durante a manhã de Domingo recebemos as visitas de elementos da Proteção Civil Municipal de Loures, nas Pessoas do Comandante Joaquim Vicente e do Comandante Rui Alves, bem como a Sr.ª Presidente Dr. Maria Manuela Simões Dias da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, que nos Honraram com a sua presença.

Cerca das 13 horas encerrámos as nossas atividades.

73’s

Francisco Gonçalves 

Presidente da Direção

Assembleia Geral Ordinária da ARVM

Moscavide 4 de Janeiro de 2015

Almoço de Natal ARVM- 2014

 

Realizou-se no  dia 14 de Dezembro de 2014 o almoço de Natal para Sócios e Familiares da ARVM.

A exemplo do ano anterior, foi escolhido um curto itinerário, que nos  levou ás zonas de Mafra,  Ericeira, Cascais e Oeiras, num contributo para a salvaguarda e a valorização do património cultural e ambiental destas Regiões, utilizando, por amabilidade da Câmara Municipal de Loures, um dos seus autocarros.

Este Ano, tivemos como organizador desta deslocação Cultural, o nosso Colega e Sócio ,  professor Jorge Guimarães - CT1FKF.

- Partimos de Moscavide, as 9:20 horas, em direcção a Região de Mafra onde o Professor Jorge Guimarães nos explicou os   pormenores arquitetónicos dos monumentos locais.  

- Em seguida, partimos em direção a Oeiras, para o almoço convívio no Restaurante “Cantina da Bataria da Lage ”, pertencente á Associação de Comandos, onde  vivemos um excepcional clima de fraternidade, confraternização impar entre os sócios presentes e seu familiares.

Boas Festas e Bom Ano 2015

.

FEIRA da RÁDIO -  A.R.V.M.
   

 

Realizou-se no passado dia 30 de Novembro 2014 nas instalações do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude junto na Vila de Moscavide, a XVII Exposição Feira da Rádio da ARVM.

A ARVM vem com muita gratidão agradecer a todos os que com a sua presença como expositores ou visitantes tornaram a nossa Exposição Feira da Rádio uma verdadeira tradição com êxito.

Desde manhã cedo, muito cedo, a concentração de expositores em frente à porta do Instituto Português do Desporto e Juventude esgotou o parque automóvel mais próximo, apesar da sua enorme disponibilidade. Misturaram-se as viaturas de matrícula portuguesa e espanhola.

Pelas dez horas abriram-se as portas aos visitantes e instantaneamente as salas esgotaram e iniciaram-se as buscas e as compras, prolongando-se durante todo o dia sem interrupções.

Depois do almoço servido no local a todos os que o desejaram e o ambiente manteve-se durante a tarde até ao encerramento pelas 17 horas.

Segundo estimativas feitas, pela Organização da Exposição Feira da Rádio da ARVM, calculam-se que estiveram presentes durante todo o dia no certame, aproximadamente 5 mil pessoas.

O ambiente de confraternização, o entusiasmo, a alegria que era demonstrada através dos olhares e nos rostos de todos aqueles que nos visitaram, deram uma Vida fantástica ao local onde decorria a Feira, demonstrado que o Radioamadorismo e a ARVM contribuíram, mais que não fosse durante a permanência no recinto da Feira, para fazer esquecer o mau momento social e politico, que todos nós estamos a atravessar.

Constatámos curiosamente também que este ano, muitos dos Colegas Radioamadores ali presentes, com maior destaque para os colegas vindos do Norte e Sul do País, viajaram de comboio, entre os seus locais de habitação e a Gare do Oriente em Lisboa.

A ARVM não se cansa de repetir que o sucesso se deve aos que vindo de longe como os muitos radioamadores espanhóis, que com a sua presença mais responsabilidade fazem sentir aos participantes na organização, a quem a Direção agradece penhorada pelo seu sentido de colaboração e sacrifício.

A todos aqueles que contribuíram e deram o seu apoio físico, moral, logístico e financeiro, em nome de toda a Direção da ARVM os nossos agradecimentos.

Já estamos a trabalhar, para que no dia 29 de Novembro de 2015, a Exposição Feira da Rádio da ARVM seja uma realidade, até lá vamos contar com o apoio de todos vós, para que o entusiasmo e força moral não nos falte.

Saudações Radioamadorísticas, 73’s

A Todos um BEM HAJA.

Field  Day  _  2014

 

Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia

FIELD  DAY 2011

A ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, levou a efeito nos dias 14 e 15 de Junho de 2014, dando cumprimento ao estabelecido no nosso Plano de Atividades para o Ano de 2014, mais um Field Day.

O local escolhido ao exemplo do Ano anterior, foi o Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia, onde pela primeira vez se efetuaram atividades conjuntas entre Associações de Radioamador, no âmbito do Radioamadorismo levadas a efeito pela ARVM e ARLA-Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano.

Para quem não conhece, este é um local amplo, com uma vista primorosa sobre o vale do Tejo, onde se desfruta de uma panorâmica sobre toda a zona Oriental de Lisboa, Alcochete, Serra Arrábida, Zona de Odivelas, Loures, etc.

É um local apropriado para comunicações via Rádio devido à sua situação geográfica.

Durante o Field Day, foram feitas diversas experiencias no âmbito das Comunicações, onde se destacaram um Exercício de Emergência Rádio, entre os elementos da Bolsa de Radioamadores Voluntários da ARVM da Proteção Civil Municipal de Loures e a Bolsa Radioamadores Voluntários da ARLA Proteção Civil Municipal de Santiago do Cacém.

Estiveram em presentes em representação da ARLA no Field Day de 2014, os Colegas CT1FBF-João Costa e CT7ABP-Pedro Ribeiro

Foram efetuados diversos testes em HF-em especial os 160 metros, 6 metros, RTTY, ATV, VHF e UHF.

Durante a manhã de Domingo recebemos as visitas de elementos da Proteção Civil Municipal de Loures, nas Pessoas do Comandante Joaquim Vicente e do Comandante Rui Alves, bem como do Sr. Dr. Gonçalo Caroço, Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Loures, que nos Honraram com a sua presença.

Cerca das 13 horas encerrámos as nossas atividades, esperando que no próximo ano, outras Associações de Radioamadores se queiram juntar a nós, no sentido de em conjunto darmos as mãos e unirmos esforços para que o Radioamadorismo continue VIVO e FORTE sem confrontos e picardias Interassociações, que a nada conduzem, apenas desmotivam e empobrecem o RADIOAMADORISMO NACIONAL.

73’s

Francisco Gonçalves 

Presidente da Direção

Assembleia Geral da ARVM - 2014

Lista “A” Candidata aos Corpos Gerentes da ARVM-Associação de

Radioamadores da Vila de Moscavide, para o Biénio de 2014-2015.

Orientação Programática

- O trabalho desenvolvido pela atual Direção tem sido positivo, justificando a sua    continuidade com os acertos necessários tendo em conta a falta de disponibilidade de alguns dos seus elementos para outra Gerência de mais dois anos.

Face a esta realidade, propõe-se esta lista continuar na linha de desempenho da Direção que vai cessar funções.

Esta proposta que não compromete a introdução quer de ajustamentos, quer da inovações que se afigurem adequadas.

- Uma área que será objeto de tratamento, prende-se com a comunicação com os Sócios, obter os e-mails para maior facilidade de fazer chegar aos Sócios, informação considerada importante, quer da ARVM, quer de outras Associações com iniciativas de interesse.

No fundo é chegar mais rápido e proporcionar mais fácil consulta.

- É também objetivo desta Lista, angariar novos Sócios e recuperar quotas em atraso.

- Propõe-se ainda uma maior cooperação regular com as Associações congéneres e alguns contatos com Escolas de Moscavide-Portela, no sentido de divulgar a Comunicação vis rádio entre os mais novos.

- Outro objetivo será dar especial atenção aos mais recentes Radioamadores, convidando-os para a conhecimento da ARVM dando-lhes apoio técnico e informativo.

- Dar corpo e continuidade a uma colaboração estreita entre a ARVM, a Junta de Freguesia de Moscavide/Portela e Câmara Municipal de Loures e Proteção Civil Municipal de Loures é uma nossa prioridade.

Moscavide, 22 de Janeiro de 2014

Francisco Gonçalves -  CT1DL

 

Organigrama do Órgãos Sociais da ARVM

 

 

PLANO DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2014

A Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, no seu programa e estratégia de desenvolvimento e progresso no âmbito das atividades típicas na sua esfera de ação, propõe-se modernizar e intensificar as técnicas bem como dinamizar as atividades de interação com outras Entidades oficiais ou privadas.

São prioritárias as iniciativas da ARVM no seio da sua vida Associativa e na Proteção Civil Municipal. Merecerão especial atenção os compromissos com a Proteção Civil Nacional, nos termos do protocolo em vigor; as atividades com os Agrupamentos de Escuteiros; a participação ou presença nos eventos da Câmara Municipal de Loures e Junta de Freguesia de Moscavide e Portela; participação em iniciativas credíveis de outras Entidades Oficiais ou privadas, nomeadamente Associações de Radioamadores ou outras, Nacionais ou Estrangeiras.

De rotina ou sem data definida:

- Manter as instalações da Sede Social sempre pronta a respostas imediatas em solicitações de emergência.

- Manter informação actualizada na página» www.arvm.org .

- Manter os meios técnicos disponíveis operacionais, incluindo os repetidores.

- Manter atualizados os registos, manuais e outros documentos na área de Bolsa de Radioamadores Voluntários, seleção e formação dos seus elementos.

- Aperfeiçoar os meios técnicos existentes para utilização e formação de sócios, especialmente os mais jovens, no campo da eletrónica, eletricidade, informática e telecomunicações.

- Apoiar no âmbito do Radioamadorismo, iniciativas de Escolas, Clubes ou Associações com jovens, nomeadamente os Agrupamentos de Escuteiros.

- Participar nas iniciativas para que formos convidados, pela C.M.Loures, pela J.F. de Moscavide e Portela, ou quaisquer outras Entidades.

- Exercícios da Bolsa de Radioamadores no âmbito do SMPC, em VHF , HF, UHF e oportunamente também com apoio da TVA.

- Participação em simulacros e outras atividades conjuntas, propostas pelo SMPC.

- Junto da ANACOM, fazer-se representar sempre que solicitada no melhor espírito de colaboração, participando em iniciativas na área do Radioamadorismo.

Das atividades com datas pré-definidas temos: 

- Em  2014, inicio do V Curso de Telegrafia CW na Sede da ARVM, tendo como formadores os Colegas CT1JZJ-Teixeira Gomes e CT1VS-Helder Costa.

-  Em  Abril, jornada técnica integrada numa ativação em local ainda a designar.

-  Em Maio, concentração na zona Cento do País, para confraternização com Associações locais.

-  Em 26 de Maio, Aniversário da ARVM.

- Em 14 e 15 de Junho, será efetivado o Field-Day com modelo a ser proposto pela equipa que assumir o projeto e aprovado pela Direção.

- Em  Agosto (data e local a designar), promover a ativação de um prefixo especial ou uma expedição num Farol, Castelo ou outro local de interesse.

- Em Setembro (data e  local a designar), visita técnica.

- Em 17, 18 e 19 de Outubro, apoio e participação no Jota / Joti.

- Em 30 de Novembro, realização da Exposição Feira da Rádio, nas instalações do IPDJ, no Parque das Nações em Lisboa.

- Em 14 de  Dezembro, tradicional “ Almoço de Natal da ARVM (em local a designar).

Outras atividades surgirão certamente e delas nos encarregaremos com sucesso, graças ao voluntariado, querer e competência dos sócios da ARVM, com provas dadas de dedicação e Amor ao Radioamadorismo.

Presidente da Direção da ARVM

Francisco José Martins Gonçalves - CT1DL

Organigrama de trabalho da ARVM

 

Convívio Anual de Natal da ARVM - 2013

Realizou-se no  dia 15 de Dezembro de 2013 o almoço de Natal para Sócios e Familiares da ARVM.

Objectivos

Ø      Promover o convívio e o companheirismo entre os Associados da ARVM;

Ø      Confraternizar com outras Associações de Radioamadorismo;

Ø      Dar a conhecer sítios e obras de arte, testemunho da cultura local;

Ø      Contribuir para a salvaguarda e a valorização do nosso património cultural.

A exemplo do ano anterior, foi escolhido um curto itinerário, que nos  levou ás zonas de Sintra,  Cabo da Roca, Guincho, Cascais e Oeiras, num contributo para a salvaguarda e a valorização do património cultural e ambiental destas Regiões.

Este Ano, tivemos como organizador desta deslocação Cultural, o nosso Colega e Sócio da ARVM,  professor Jorge Guimarães - CT1FKF.

- Partimos de Moscavide, as 9:00 horas, em direcção a Região de Sintra onde fizemos uma   paragem.  

- Seguimos depois até ao Cabo da Roca, onde desfrutarmos da Paisagem magnifica sobre o Oceano Atlântico.

- Em seguida, partimos em direção a Oeiras, para o almoço convívio no Restaurante “Cantina da Bataria da Lage ”, pertencente á Associação de Comandos, onde  confraternizamos  com os nossos Associados e Familiares.

- Regressamos  a Moscavide, pelas17 horas.

FEIRA da RÁDIO -  A.R.V.M.
Realizou-se no passado dia 1 de Dezembro 2013 nas instalações do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude junto na Vila de Moscavide, a XVI Exposição Feira da Rádio da ARVM.

A ARVM vem com muita gratidão agradecer a todos os que com a sua presença como expositores ou visitantes tornaram a nossa Exposição Feira da Rádio uma verdadeira tradição com êxito.

 International Lighthouse/Lightship Weekend

17- 18 de Agosto 2013

 

Farol do Forte do Cavalo - Sesimbra

Com actividade nas bandas de 40,20,15 e 10 metros, SSB. 

Contactos válidos para os seguintes Diplomas:

Amateur Radio Lighthouse Society: ARLHS – POR021

Faróis de Portugal : DFP – FES13

Castelos e Fortalezas de Portugal: DCFP – F038

This is a special event station "in memoriam" of our beloved Friend Artur Gil - CT2HNI.

 

Call sing to be used: CS2HNI
Ligththouse name: Farol do Forte do Cavalo
Ligththouse number: ARLHS POR - 021
QSL: Bureau pse  via CT1RVM
Location:  38° 26′ 4.4″ N, 9° 6′ 159.3″ W
Nearest City: Farol do Forte do Cavalo - Sesimbra
Date Established: 1896
Height: 7 m
Tower Height: 35 m
Optics: 5ª Ordem 187.5 mm
Luz: Occ W 15s

Farol do Forte do Cavalo - Sesimbra

O Farol do Forte do Cavalo está instalado no antigo Forte de S. Teodósio, construído entre 1648 e 1652 na Ponta do Cavalo, em Sesimbra, Setúbal. O farol propriamente dito, assim como os alojamentos para os faroleiros que o guarneciam, foram erigidos na bateria superior do forte em meados de Novembro de 1895, entrando em funcionamento em Setembro do ano seguinte, emitindo uma luz vermelha, fixa, do alto de uma torre de 6 m. Em 1927 a luz foi alterada para branca de ocultações. Em Fevereiro de 1940, transita para o Ministério da Marinha, enquanto que o forte transita para o Ministério das Finanças.

Em 1959, a torre branca foi pintada de vermelho, cor que actualmente ostenta. Em 1972 é electrificado e onze anos depois é remodelado e automatizado, passando a utilizar lâmpadas de halogéneo com cambiador. Possui, nos dias de hoje, uma óptica dióptrica catadióptrica de Fresnel de quinta ordem, com 187,5 milímetros de distância focal, instalada no alto de uma torre de sete metros, estando o plano focal a 35 metros de altitude.

1988 – 2013

25 Anos

 

PRESENTE  NA MOSTRA DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO DO CONCELHO DE LOURES

Nos passados dias 19, 20  e 21 de Julho de 2013 e a convite da Câmara Municipal de Loures,  a ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, esteve pela primeira vez,  representada na Mostra do Movimento Associativo do Concelho de Loures.

O local escolhido para este certame, foi o Pavilhão Paz e Amizade no Centro da Cidade de Loures, mesmo paredes meias,  com aquele que é um dos maiores  encontros gastronómicos de Portugal, o Festival do Caracol Saloio de Loures.

Na Sexta feira ás 21 horas teve lugar a cerimónia de abertura da Mostra, onde contámos com a visita ao nosso Stand, do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Loures, Sr. Eng.º. Carlos Teixeira, que demoradamente e em conjunto com outros elementos do seu elenco Camarário, nos deu os Parabéns pela iniciativa e pela montagem dos equipamentos e material de telecomunicações  exposto no local.

Durante os restantes dias,  tivemos a presença de imensos visitantes que nos iam questionando sobre a nossa atividade de Radioamadores, a nossa ligação á Proteção Civil Municipal de Loures e a sua importância para a Comunidade do Concelho de Loures, a dificuldade ou facilidade dos contactos via rádio com diversos locais do Mundo, qual a dificuldade de obter a licença de Radioamador, qual o investimento que se tornaria necessário fazer para vir a ser Radioamador, se era necessário saber electrónica ou ter algum curso superior para aceder ao Radioamadorismo,  etc....etc...

Foi sem dúvida uma grande jornada de divulgação do Radioamadorismo e do Movimento Associativo do nosso Concelho.

Mesmo em condições precárias de instalação de antenas, conseguimos comunicar na banda dos 10 metros, na sexta feira dia 19 de Julho, pelas 19 horas locais, com o Colega PT7ZT (CT1AHU)-Moreira, localizado na cidade de Eusébio no Brasil.

O Colega CT1CDU-António Alberto, com a sua estação de Comunicações Digitais, ia conseguindo fazer comunicados para diversos locais do Globo, o que ia entusiasmando alguns dos visitantes que por ali passavam e que o iam questionando sobre aquela maneira de comunicar.

Também o Colega CT1JZJ-Teixeira Gomes, ia fazendo alguns contactos em CW (Telegrafia) nos 20 metros, embora a propagação não estivesse a querer colaborar.

Tivemos a visita de muitos Colegas, que embora não tivessem tido possibilidade de colaborar nos trabalhos de montagem e desmontagem do nosso Stand, não quiseram também eles, dar o seu apoio moral e encorajador a todos aqueles que tornaram possível mais este evento de divulgação do Radioamadorismo e da ARVM.

Quero em nome da Direção da ARVM e em meu nome pessoal, agradecer publicamente a todos aqueles Colegas sócios da nossa Associação, que  prontamente responderam ao apelo por nós lançado,  no sentido de colaborarem com a sua presença no nosso  Stand, mantendo sempre em atividade durante as horas de expediente, de  inicio ao fim de cada dia, da Mostra do Movimento Associativo do Concelho de Loures.

Em especial aos Colegas CT1DQF-João Correia, CT1JZJ-Fernando Teixeira Gomes, CT1CDU-António Galvão, CT1FNV-António Correia, CT1ECT-Jaime Guilherme, CT2HKC-José António, CT1JSW-Nuno Marques, CT1DWX-Elias Miranda, CT1ESA-Jorge Cruz, CT5GFC-José Saraiva, CT2IIQ-Paulo Cordeiro e,  a todos aqueles, que por sua vontade não refiro, o nosso muito obrigado pela dedicação e apoio dispensado.

Francisco Gonçalves

Presidente da Direção

         CT1DL

Field  Day  da ARVM  2013

CT1RVM

Parque Urbano Municipal de Santa Iria de Azóia

FIELD  DAY 2011

 A ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, levou a efeito no dia 8 e 9 de Junho de 2013 mais uma actividade de  Field Day.

O local escolhido este ano foi mais uma vez o Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, onde já se efectuaram outras actividades no âmbito do Radioamadorismo levadas a efeito pela ARVM.

Para quem não conhece, é um local amplo, com uma vista primorosa sobre o vale do Tejo, onde se desfruta de uma panorâmica sobre toda a zona Oriental de Lisboa, Alcochete, Serra Arrábida, Zona de Odivelas, Loures, etc.

É um local apropriado para comunicações via Rádio devido à sua situação geográfica.

73’s

 Francisco Gonçalves 

Presidente da Direcção

ATIVIDADE   DA  ARVM

  NA  ESCOLA NOVA  JOÃO  DE  DEUS RAMOS  EM  LISBOA

No passado dia 14 de Maio de 2013,  a ARVM-Associação de Radiomadores da Vila de Moscavide, esteve  presente nas instalações do Colégio São João de Deus em Lisboa, a convite da Sra. Diretora do Colégio, Sra. Dona Rosário, com a finalidade  de promover uma Jornada de sensibilização e esclarecimento da atividade das Radiocomunicações e do Radioamadorismo no Mundo, destinada aos alunos do 4º. Ano (antiga 4ª.classe) cuja idades variavam entre os 8 e os 10 anos.

Estiveram em representação da ARVM, os Colegas Teixeira Gomes CT1JZJ (Prática de CW/ Telegrafia), João Correia CT1DQF (Logistica, Registos fotográficos e Cinema) e  Francisco Gonçalves CT1DL (Introdução á Radio e ao Radioamadorismo).

Pelas 15:30 horas, deu-se início á abertura da atividade, tendo Presidente da ARVM- Francisco Gonçalves CT1DL, tomado a palavra, agradecendo o convite feito á ARVM, por parte da Diretora do Colégio, tendo em seguida dado início a uma explicação sumária aos Jovens ali  presentes, daquilo que era o mais significativo reter, dos princípios fundamentais das radiocomunicações, da atividade dos Radioamadores e da sua importância na Sociedade.

Seguidamente o Colega e “Mestre” da Telegrafia, Teixeira Gomes CT1JZJ, fez uma explicação adquada ás circunstâncias, atendendo ás idades dos Alunos ali presentes, onde após ter ensinado vocalmente apenas três letras do alfabeto Morse, colocou

nas mãos de todos os Alunos ali presentes, uma chave de morse e um Oscilador de áudio, tendo todos nós constatado que, após alguns minutos de prática,  e com  grande espanto nosso,  alguns dos Alunos faziam já na perfeição,  as letras A, B e D. tendo alguns mesmo  executado os seus próprios  nomes em CW,  com a ajuda duma tabela do alfabeto Morse, distribuída antecipadamente a todos os presentes.

Foi distribuída também informação relativa á data presente, onde se celebrava os 114 Anos da 1ª. comunicação via radio feita entre a França e Inglaterra, pelo tão famoso Guglielmo Marconi , patrono das Comunicações em todo o Mundo.

Foi instalada no local,  uma estação de Amador, composta por um equipamento YAESU FT-897D, Antena Tuner LDG AT-897, Microfone Yaesu MD-100AX, Antena vertical 12AVQ, montagens  a cargo do Colega CT1DQF – João Correia.

Foi também posto á disposição da curiosidade de todos os alunos, uma montagem feita pelo Colega CT1DL-Francisco Gonçalves nos anos 60’s, de uma galena com deteção por diodo de germânio, com os respetivos auscultadores, onde todos puderam escutar estações de Onda Média na perfeição.

Como complemento,  após a prática de Telegrafia (CW) por parte de todos os Alunos ali presentes, foi-lhes oferecido como Prémio de presença,  a  possibilidade de  utilização de  alguns Transcetores de PMR’s,  onde sem exceção,  todos  puderam brincar aos Radioamadores,  mostrando alguns alunos bastante jeito e aptidão para operarem aos microfones.

Elaborado por: Francisco Gonçalves

CT1DL

2013

 

IV CURSO DE CW – TELEGRAFIA

ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide

No passado dia 18 de Fevereiro de 2013, pelas 20:30 Horas, tal como estava previsto, deu-se início ao IV Curso de Telegrafia da ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide.

O Presidente da ARVM, o Colega CT1DL-Francisco Gonçalves, fez a receção de boas vindas a todos os colegas participantes, agradecendo a presença de todos aqueles que se prontificaram a vir até á nossa Associação em Moscavide, (após o horário laboral), alguns inclusivé vindos de bem longe, o caso dos Colegas CTFRC-Artur Marçal e CT1DGH-João Marques, que se deslocaram ás 2ª. e 5ª feiras, do Entroncamento e Alenquer respetivamente, até Moscavide.

Foram entregues a todos os Colegas participantes, material de estudo e carta de Boas Vindas, que foram cuidadosamente preparadas pelos “Mestres” do CW e pela ARVM, material que foi devidamente acondicionado em Pastas personalizadas a cada participante, gentilmente oferecidas pelo Colega António Correia CT1FNV.

Ao ato inaugural, compareceram todos os Colegas inscritos, mais própriamente oito (8), facto que muito nos apráz registar, atendendo á falta de motivação que se regista a nivel Nacional, no plano Radioamadorístico.

Mais uma vez, tivemos a colaboração do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide, Sr. Daniel de Lima, que uma vez mais, nos disponibilizou as instalações duma Sala, com vista a podermos dar outras condições de conforto e audição aos Colegas ali presentes durante o Curso.

Cerca das 20:45 hrs, os nossos Prezados Colegas CT1VS-Helder Costa e CT1JZJ-Teixeira Gomes, deram início ás aulas de CW, que tanto entusiasmo estava a despertar nos colegas presentes, ouvindo-se já na sala, alguns colegas a entoar os já conhecidos….dádidádi…dádádidá…..

Para que o Radioamadorismo não morra, para que os Radioamadores se cultivem e possam desfrutar das maravilhas da Rádio….a ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide…estará sempre um passo á frente, na vanguarda e valorização pessoal, dos nossos Colegas Sócios e também muitos Colegas que embora não sendo nossos sócios, nos merecem a nossa melhor estima e atenção, pois nem só de interesses financeiros vive o Homem….vive também da fraternidade, de amizade e da grande estima e respeito que temos pelo Radioamadorismo.!!!!

No final, foram distribuídos a todos os Colegas, Diplomas de participação neste Curso, para que fique registado para a posteridade, a sua passagem pela ARVM.

Pela coragem, pela dedicação, pela preferência e também pela confiança que em nós depositaram….muito obrigado a todos pela vossa presença.

Foram estes os colegas, que finalizaram com aproveitamento o IV Curso de CW da ARVM 2013:

(Os Mestres) CT1VS-Helder Costa, CT1JZJ-Teixeira Gomes

 (Os Alunos): CT1DGH-João Marques, CT1FRC-Artur Marçal, CT1FNV-António Correia e CR7ABU-João Moreira

A Direção da ARVM, deseja os melhores sucessos nos agora formados em Telegrafia, esperando muito sinceramente que o resultado final, sejam grandes e frutuosos QSO’s em CW  durante as vossas Vidas de Radioamadores, sempre engrandecendo o Radioamadorismo Nacional.

Um agradecimento muito especial, pelo empenho e dedicação demonstrado, durante a execução do IV Curso de CW da ARVM, aos Colegas CT1VS-Helder Costa e CT1JZJ-Teixeira Gomes, que uma vez mais tudo fizeram, para que o IV Curso de CW da ARVM fosse um sucesso.

dádádididi didididádá

Francisco Gonçalves -CT1DL

Presidente Direção

CQ7DOM

 Esteve operativo como o Indicativo CQ7DOM 

 De 21 a 27 de Janeiro 2013

Integrada nas comemoração do centenário do CDOM - Clube Desportivo Olivais e Moscavide.
 Nas bandas de 80,40, 20,15 e 10 metros.

ALMOÇO DE NATAL DA ARVM  - 2012

  Realizou-se no passado dia 16 de Dezembro o já tradicional almoço de Natal dos Sócios da ARVM, este ano na região de Palmela no Restaurante D. Isilda. Este almoço  teve como objectivo principal, o convívio entre os seus Associados e Familiares.  

 III CURSO DE CW – TELEGRAFIA

ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide

No passado dia 12 de Março de 2012, pelas 20:30 Horas, tal como estava previsto, deu-se início ao III Curso de Telegrafia da ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide.

O Presidente da ARVM, o Colega CT1DL-Francisco Gonçalves, fez a receção de boas vindas a todos os colegas participantes, agradecendo a presença de todos aqueles que se prontificaram a vir até á nossa Associação em Moscavide, (após o horário laboral), alguns inclusive vindos de bem longe, o caso dos Colegas CT1EWA-Paulo Santos e CT1MH-António Cardoso, que se deslocam ás 2ª. e 5ª feiras, da Marinha Grande, até Moscavide.

Ao ato inaugural, compareceram todos os Colegas inscritos, mais propriamente vinte (20), facto que muito nos apráz registar.

Não estávamos a contar com uma aderência tão elevada de inscrições, motivo esse que nos dificultou a logística, o espaço e as condições de trabalho dos Colegas envolvidos neste Curso.

Contudo não quisemos privar nenhum Colega, ou futuro candidato a colega, de poder frequentar  o Curso de Telegrafia, pese embora sabendo que iríamos ter de resolver o problema das condições de alojamento dos elementos presentes no Curso.

Assim, vamos ter de pedir a colaboração do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide, Sr. Daniel de Lima, que certamente e  mais uma vez nos vai facultar as instalações de uma Sala da Junta, com vista a podermos dar outras condições de conforto e audição aos Colegas ali presentes no Curso.

Foram estes os colegas, que se inscreveram e estiveram presentes para darem inicio ás aulas de Telegrafia na nossa Sede em Moscavide:

CT2JTR    -  Pedro Costa

CT5KDW  -  Lilia Fernandes

CT1EBH   -  Rui Martins

CT2FZI     -  Luis Lapão

CT4GZ     -  Joaquim Teodósio

S/IND.      -   Carlos Carvalho

CT5JPP    -  Valmir Oliveira

 

CT1ECT   -  Jaime Guilherme

CR7ADG  -  Luis Miguel

CT1JQY   -  Pedro Luis

CR7AFM  -  Sérgio Mata

CT1EWA  -  Paulo Nuno Santos

CT1MH     -  António Cardoso

CT2GZJ    -  Pedro Damásio

CT1EJB    -  Luis Batista

CT2JYX    -  Armando Miguel

CS7ABE   -  João Fragoso

CT2HPN   -  Diogo Ferreira

CT1FCX    -  Pedro Ferreira

CT3NY      -  João Lima

Por volta das 20:45 hrs, os nossos Prezados Colegas CT1VS-Helder Santos e CT1JZJ-Teixeira Gomes, deram início ás aulas de CW, que tanto entusiasmo estava a despertar nos colegas presentes, ouvindo-se já na sala superlotada de gente, alguns colegas a entoar….dádidádi…dádádidá…..

Tinhamos muito sinceramente saudades, de ver a nossa Sede tão cheia de Colegas Radioamadores, em especial uma Colega XYL a Lilia Fernandes CT5KDW, esposa do nosso Colega CT2JTR Pedro Costa.

Para que o Radioamadorismo não morra, para que os Radioamadores se cultivem e possam desfrutar das maravilhas da Rádio….a ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide…estará sempre um passo á frente, na vanguarda e valorização pessoal, dos nossos Colegas Sócios e também muitos Colegas que embora não sendo nossos sócios, nos merecem a nossa melhor estima e atenção, pois nem só de interesses financeiros vive o Homem….vive também da fraternidade, de amizade e da grande estima e respeito que temos pelo Radioamadorismo.!!!!

Pela coragem, pela dedicação, pela preferência e também pela confiança que em nós depositaram….muito obrigado a todos pela vossa presença.

A Direção da ARVM deseja os melhores sucessos neste Curso, esperando muito sinceramente que o resultado final, seja idêntico aos Cursos anteriores dados na ARVM, ou seja…100%.

 dádádididi     didididádá

 Francisco Gonçalves -CT1DL

Presidente Direção

PRESENÇA DA ARVM

NAS COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS
DA ENTRADA AO SERVIÇO DA PRIMEIRA ESTAÇÃO RADIOTELEGRÁFICA EM PORTUGAL

Placard alusivo ás Comemorações

No passado dia 18 de Fevereiro de 2010 pelas 18 horas,  nas instalações Centrais da Marinha, na Praça do Comércio em Lisboa, foi realizada a Cerimónia Evocativa dos 100 Anos da entrada ao serviço da Primeira Estação Radiotelegráfica em Portugal.

Por Convite de sua Exa. O Chefe de Estado Maior da Armada, Sr. Vice Almirante Rebelo Duarte, a ARVM  Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, esteve representada neste Evento pelo Vice-Presidente desta Associação, o Colega Teixeira Gomes CT1JZJ, em substituição do seu Presidente o Colega CT1DL-Francisco Gonçalves, que por motivos alheios á sua vontade não pode estar presente.

O Colega CT1JZJ Teixeira Gomes, teve ocasião de pessoalmente apresentar a sua Exa. o Vice Almirante Rebelo Duarte, o agradecimento pelo convite que nos foi formulado, convite esse que muito honra e prestigia a ARVM e os seus Associados.

  Vista Parcial da Sala da Cerimónia                                              Equipamento da Telégrafo dessa Época

O Chefe do Estado Maior da Marinha, no seu discurso de apresentação fez rasgados elogios aos Radioamadores citando:

“ Neste momento, é justo mencionar que as primeiras emissões de radiodifusão não oficiais, primeiro entre si e depois estendidas aos diversos públicos, em geral, ficaram a dever-se aos radioamadores, cabendo uma referencia muito especial a dois desses pioneiros, muito citados pela imprensa especializada da época: Abílio Santos Júnior (com o indicativo P1AA) e Sousa Dias Melo (P1AB). A  importância destes operadores só se valoriza devidamente, se se recordar que, no primeiro quartel do século XX, os postos de TSF civis portugueses eram todos preenchidos por amadores e os equipamentos produzidos, quase integralmente, pelos seus operadores.”

 No final, o Sr. Vice Almirante Rebelo Duarte, Chefe do Estado Maior da Armada, fez questão de oferecer á ARVM e entregar pessoalmente ao seu Vice-Presidente, Colega Teixeira Gomes CT1JZJ, o caderno do discurso que proferiu durante esta cerimónia, como prova da admiração e estima que nutre pelos Radioamadores em geral.

Este caderno, encontra-se exposto na vitrina de entrada na nossa Sede, onde poderá ser consultado por qualquer sócio ou colega Radioamador.

Elaborado por:   Francisco Gonçalves

CT1DL

TOPO