![]() |
![]() |
" O Radioamadorismo em acção …" |
A ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, levou a efeito no passado dia 19 de Junho de 2004 mais uma actividade de Field Day.
O local escolhido este ano foi o Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, onde já se efectuaram outras actividades no âmbito do Radioamadorismo levadas a efeito pela ARVM.
Para quem não conhece, é um local amplo, com uma vista primorosa sobre o vale do Tejo, onde se desfruta de uma panorâmica sobre toda a zona Oriental de Lisboa, Alcochete, Serra Arrábida, Zona de Odivelas e Loures, etc.
É um local apropriado para comunicações via Rádio devido à sua situação geográfica, contudo neste dia e aliás nos últimos tempos assim tem acontecido, a propagação não quis dar a sua prestimosa colaboração daí os escassos comunicados que foram estabelecidos em Onda Curta.
Tivemos durante todo o dia a companhia desagradável duma brisa de ar bastante incomodativa que chegaram mesmo a prejudicar os trabalhos de instalação das tendas, do toldo de campanha, das antenas de HF, VHF-UHF e também da Parabólica de 10 GHz que faziam a cobertura de TVA para o nosso repetidor instalado no Monte Serves.
Mas, com o esforço e a dedicação de todos, tudo foi devidamente posto a funcionar nos locais e às horas previstas.
Tivemos logo uma pequena surpresa, pois estava prevista a visita às nossas instalações do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Engº. Carlos Teixeira e todo o seu "Staff" pelas 11 horas da manhã, mas...contrariamente ao que é normal da classe Politica, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures veio visitar o nosso Field Day eram 10:20 da manhã, o que nos causou algum "embaraço" na medida em que faltavam aprontar alguns pormenores logísticos mas que rapidamente foram ultrapassados.
Tudo funcionou bem, exceptuando a nossa equipa de TVA, que devido à antecipação da visita Oficial dos representantes da Câmara Municipal de Loures, estava ainda a caminho de Bucelas onde iria fazer a cobertura Video para o nosso repetidor de TVA, desde o Quartel dos Bombeiros de Bucelas para a área do Field Day da ARVM, onde estava incluído no "staff" da Câmara de Loures um dos altos responsáveis por aquela Instituição Humanitária (Bombeiros Voluntários de Bucelas).
Aliás, foram os Bombeiros Voluntários de Bucelas que nos cederam o local e nos deram todo o apoio logístico para que a montagem do nosso repetidor de TVA , agora instalado em Monte Serves ,fosse uma realidade.
Tudo funcionou, as imagens foram para o ar e a representação da Câmara Municipal de Loures, incluindo o seu Presidente, teve ocasião de constatar toda a funcionalidade e operacionalidade dos Radioamadores.
Algum tempo depois a referida representação da CML teve que ir cumprir outra obrigações de agenda noutros locais do Concelho, tendo o Sr.Presidente proferido umas palavras louvando a actividade e prestígio da ARVM, a que o nosso Presidente respondeu em agrradecimento. Foi mais uma oportunidade onde se demonstrou que o Radioamadorismo está Vivo....e precisa é de ser renovado...oxigenado...em suma...de sangue fresco
Chegou pouco depois o Sr. Engº. Helder Silva responsável do SNBPC- Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, que nos honrou com a sua presença no Field Day, onde permaneceu bastante tempo sempre simpático e comunicativo, interessado em toda a matéria de comunicações desde as antenas à emissão de TVA., tendo sido discutidas iniciativas novas a serem consideradas para um futuro próximo.
Estiveram também presentes os representantes da Junta de Freguesia de Moscavide, na pessoa do seu Tesoureiro e um Secretário, na impossibilidade do seu Presidente e nosso Sócio Sr. Daniel de Lima poder estar presente.
Deram-nos também o prazer da sua visita as seguintes personalidades:
Deram-nos também o prazer da sua visita as seguintes personalidades:Sr. Engº. Adão Barata, Vereador; Sr. Dr. Borges Neves; Vice Presidente da Câmara Municipal de Loures; Sr. Coronel Ivo Estudante, responsável pela Protecção Civil Loures.
Fica aqui também o nosso agradecimento ao Sr. Sargento Mor Barata, que mais uma vez quis dar a sua sempre prestimosa colaboração ao Field Day da ARVM, fornecendo um toldo camuflado onde foram colocados alguns equipamentos e materiais de comunicações.
Agradecimentos também para o nosso Colega Engº Adelino Francisco - CT1AL, que mais uma vez se deslocou propositadamente de Viseu até às portas de Lisboa, para assim poder estar presente em mais um Field Day da ARVM. Bem haja Engº Adelino, os AMIGOS são assim...para as ocasiões...e tu estás sempre em cima de todas as nossas ocasiões...OBRIGADO.
Estiveram presentes alguns colegas Radioamadores que apesar do tempo pouco agradável não quiseram faltar neste evento, nomeadamente os representantes do GPDX, Colegas Carlos Nora e Arlindo, e em representação da ARLA o Colega Pedro Graça.
Aos muitos outros Radioamadores que nos visitaram durante toda a manhã e parte da tarde e aos quais, como devem se torna impossível agradecer individualmente, todo o estimulo, carinho e apoio que nos deram, para esses os nossos mais cordiais e sinceros agradecimentos.
As comunicações via Radio não estavam favoráveis, o forte vento que se fazia sentir no local não deixava espaço de manobra para se poder comunicar em boas condições de modo que a certa altura.....as comunicações via Rádio, passaram a comunicações de metro ou na vertical...ali mesmo... cara a cara...bigode a bigode.
Foram trocadas impressões sobre antenas, microfones, transceptores, planos de terra artificiais, válvulas, portáteis de VUHF, etc...etc....
Como o vento apertava...estava mesmo até a tornar-se desagradável, alguns colegas tiveram mesmo de recorrer a uma Válvula de RF Escocesa( com 15 anos) para lhes dar algum calor interior, para assim poderem encarar o longo trabalho da operação de desmontagem de todo aquele campo de Batalha que foi mais um FIELD DAY da ARVM.
Para finalizar, queremos agradecer a todos os Colegas anónimos que trabalharam e deram todo o seu esforço para que este Field Day de 2004 fosse mais uma realidade, assim como a todos aqueles que por motivos pessoais ou profissionais não puderam estar presentes, mas que nos deram o seu apoio e o seu estimulo que tanto nos entusiasma.
São esse estimulo e essas palavras de conforto que nós...Direcção da ARVM precisamos. E assim, para o ano cá estaremos de novo... teimosos que somos, insistentes quanto baste, com vontade de fazer mais e melhor, porque acima de tudo estamos convictos, que os nossos sócios Radioamadores e o Radioamadorismo Nacional merece isto e muito mais…. porque você... nos estimula a continuar; a lutar por vezes com forças exteriores, mas.... iremos sempre seguir em frente, cada vez mais e melhor !
Francisco Gonçalves
CT1DL
Secretário
"A sua presença foi um Incentivo e um Estimulo para continuarmos a trabalhar em Pról do Radioamadorismo Português"
73"s, a Direcção da A.R.V.M.
2001carregue aqui
2000 carregue aqui
1999 carregue aqui
Se desejar ver as fotos de outros Field Day´s mais antigos carregue aqui