LIGHTHOUSE

International Lighthouse/Lightship Weekend

A ARVM esteve operativa  no ILLW 2007

Com contactos válidos para o Diploma dos Faróis de Portugal -  DFP FES04, e Diploma dos Castelos e Fortalezas de Portugal  DCFP F141 - Forte de São Brás.

And Portuguese Castles and Fortresses Award reference number DCFP F141 - Forte de Sao Bras.

Nos passados dias 18 e 19 de Agosto de 2007, a ARVM-Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, levou a efeito uma actividade que há muito tinha sido programada, fazendo até parte do Plano de Actividades desta Associação para o Ano de 2007.

Os operadores de serviço foram CT1ECT-Jaime Guilherme, CT2HNI-Artur Machado, CT1CDP-Helder Santos, CT12IMM-Diniz e CT1DL-Francisco Gonçalves.

A viagem de Lisboa até ao local do Farol do Cabo Raso correu normalmente, excepto o trajecto entre o Guincho e o local do Farol,  que estava com a estrada totalmente coberta de areia vinda das dunas da praia, devido ao forte vento que se fazia sentir no local, chegando a estrada a ser cortada pela Brigada da GNR  algum tempo depois, para que os tractores da Câmara Municipal de Cascais fizessem a remoção das areias da estrada, evitando assim o corte da mesma nos dois sentidos e algum possível acidente grave.

Após a chegada, foram feitas e apresentadas as nossas credenciais oficiais ao Faroleiro de serviço no Cabo Raso, para assim podermos formalizar ali a nossa presença., assim como a cedência dos aposentos para a instalação do nosso equipamento.

Muito cedo ainda, seriam 08:30 da manhã de sábado, começaram as montagens e afinações dos sistemas de antenas e equipamentos disponibilizados para o efeito.

Tudo foi devidamente orientado pelo CT2HNI-Artur Gil, que comandou toda a operação de montagem das antenas, até porque o forte vento que se fazia sentir durante aquela manhã de sábado, exigia cuidados redobrados.

Com bastante custo e perícia, lá foi levantado o mastro telescópico de 10 metros de altura, assim como o dipolo rígido para as bandas de 10-15-20 metros.

Enquanto uma parte da equipa, se encarregava da montagem das antenas, outra cuidava dos alojamentos e da montagem dos equipamentos,  medidores de SWR e PWR, auscultadores, microfones, cabos, fichas e sistema informático.

Para finalizar, foi montado uma antena random wire para operar em 40 e 80 metros, ajudada por um  antena  tuner exterior de fabrico Japonês, que se portou lindamente durante toda a operação.

Por volta das dez e meia da manhã, já tudo estava em condições de começar a funcionar em pleno.

Mas…infelizmente e para grande desilusão nossa, a propagação parecia não querer colaborar nos 40 metros, nos 15 metros, nem nos 10 metros.

Apenas os 20 metros estavam  algumas estações Europeias operando os Faróis, embora com sinais bastante fracos.

À medida que o tempo foi passando, foram aparecendo mais estações da Europa e começaram a ser ouvidas outras Estações dos U.S.A.,  Canadá e América Latina.

Passadas algumas horas, finalmente conseguimos contactar os nossos colegas CT1CSY-Carlos Cortês e CT2GZB-José Luís, CQ7C operando desde Cabo Carvoeiro, , bem como CQ5N - Farol da Nazaré.

Já no Domingo finalmente, conseguimos trabalhar o Indicativo especial CT7GIL, desde Viana do Castelo, pois no sábado a propagação não nos permitiu tal facto.

Durante os dias da nossa actividade , tivemos o prazer de ser visitados por muitos colegas Radioamadores que nos deram o prazer da sua visita, entre outros CT1ABD-Dinis, CT4UJ-José Pedro, CT1FNV-António Correia, CT1BBQ-João Martins, CT2JQU-Hugo, CT2JQY-Pedro, CT2IEL-Filipe e XYL, entre outros.

Começaram os contactos, um aqui, outro ali, mas sempre sem aquela quantidade que desejámos e queríamos, uma vez que na banda dos 20 metros e 40 a propagação estava muito instável e barulhenta.

Chegada a hora do almoço, lá fomos nós para um local que gentilmente nos foi cedido para fazermos as nossas refeições, constando de um armazém amplo e bastante arejado, já com uma mesa corrida e algumas cadeiras, que depressa foi transformado num local bastante mais reconfortante e caseiro.

Instalado o fogão a gás, o grelhador, a máquina de café, o frigorifico portátil, a geleira, a “RF Tinta”  da zona de Tomar, oferecida pelo nosso “prezado colega Tony - CT2IMM., figos pretos acabados de apanhar naquela madrugada e também um enorme e saboroso pãozinho caseiro, feito pela  generosa 1ªrissima do nosso colega Tony .

Volta não volta…dava-se uma espreitadela á propagação, escutadas as bandas, os sinais continuavam fracos e alguns nem existiam mesmo.

O temporal continuava, Sol escaldante, mas o vento era mais intenso ainda, tornando por vezes até perigoso a presença de pessoas junto a locais onde houvesse perigo de queda.

A propagação continuava a não querer colaborar na tarde de sábado, permitindo assim aos operadores e visitantes, tempo para um lanche oferecido pelo nosso colega CT1FNV-António Correia.

Como estávamos junto ao mar, nada mais apropriado do que um lanche á base de “Condensadores  de gambas” e “válvulas de RF de Vialonga” bem fresquinhas para matar a sede.

As horas passavam, até que finalmente por volta das 19:30 a propagação começou a querer finalmente dar a sua colaboração, e foram efectuados mais alguns contactos entre estações que também estavam a operar para o ILLW - International Lighthouse/Lightship Weekend 2007.

A noite começava a cair, o vento a tornar-se mais intenso e adivinhava-se uma noite bastante agitada.

As visitas começaram a retirar-se, pois o tempo não estava favorável e a viagem era longa.

Por volta das 22:30, a propagação nos 20 metros fechou de novo e deu-nos mais uma abertura para uma refeição ligeira na nossa sala de jantar.

Como estávamos fartos de tanto comer, fizemos uma refeição ligeiríssima de espetadas de carne de vaca, pão caseiro, regado com umas válvulas de RF tinta que o nosso colega CT2HNI-Artur Gil também nos tinha oferecido.

Um cafezinho bem quentinho para arrematar e encerrámos as operações de “Vitamínico”, estávamos a abarrotar.!!!

Voltámos ao teatro de operações, ou seja á nossa Rádio a estação CT1RVM/p operando desde o Farol do Cabo Raso Referencia POR 011.

Durante toda a noite, o vento fez-se sentir forte e assustador, chegando mesmo a ser accionado o sistema sonoro do Farol, para aviso acústico aos navios que passavam ao largo em direcção a Cascais.

Por volta das 06:30 da manhã, já o nosso colega Jaime CT1ECT estava em posição para recomeçar a operar a estação.

Fomos de novo até á nossa sala de jantar, após as operações higiénicas inerentes a hora e todos em conjunto tomámos o pequeno almoço, torradas com manteiga e café quentinho.

Tudo estava como dantes, propagação nem vê-la, vento quanto bastasse e estava a aproximar-se a hora de desarmar a tenda, limpar tudo e arrumar, carregar os equipamentos, limpar todo o local disponibilizado/utilizado e voltar a casa.

Como nota final:

- Valeu a pena…foram horas de convívio, de camaradagem, de brincadeira, de alegria, de satisfação.

- Mas …acima de tudo, também fizemos Rádio, estivemos presentes uma vez mais no ILLW - International Lighthouse/Lightship Weekend 2007.

 Para o Ano, contamos estar de novo presentes, na esperança de que 2008 desta vez, nos brinde com mais contactos,  menos vento e mais propagação.

A todos quantos tornaram possível mais este evento, um obrigado muito profundo em nome de toda a Direcção da ARVM  e esperamos por vós para o Ano.

Elaborado por:

CT1DL-Francisco Gonçalves

CCT2HNI - CT2JQU  - CT1ECT - CT2IMM

CT1CDP - CT2HNI - CT2JQU  - CT1ECT

CT1CDP - CT2HNI - CT2JQU  - CT1ECT

CT1CDP - CT2HNI

CT1CDP - CT2HNI

CT1CDP

CT1CDP

 CT1ECT

CT1ECT

CT2HNI - CT1CDP

CT2HNI - CT1CDP

CT1CDP - CT2HNI - CT2JQU  - CT1DL - CT1ECT - CT2IMM

CT1CDP - CT2HNI - CT2JQU  - CT1DL - CT1ECT - CT2IMM

INF:

Call sing to be used: CT1RVM/p
Ligththouse name: Farol do Cabo Raso
Ligththouse number: ARLHS POR011
QSL: Bureau pse  via CT1RVM
Location: 38º 42´ 34,67´´N - 09º 29´ 12,38´´ W
Nearest City: Forte de São Bráz
Date Established: 1894
Date Present Tower Built: 1915
Height: 23 m
Tower Height: 13 m
Optics: Lanterna ML 300

 

Cabo Espichel
Cabo Raso
Forte de S. Julião da Barra
Farol de Santa Marta
Farol do Forte do Cavalo

 

TOPO