Encontro Convívio de Radioamadores

promovido pela A.R.V.M.

Litoral Alentejano

Brito Paes, Sarmento Beires e Manuel Gouveia descolaram de Vila Nova de Milfontes a 4 de Maio de 1924. No dia 15 de Maio, passados oitenta e um anos, quarenta e nove sócios da ARVM , no seu passeio convívio anual, deslocaram-se ao monumento existente naquela cidade alentejana, e numa cerimónia humilde mas cheia de significado, recordaram e  homenagearam os três heróis Pioneiros da Aviação Portuguesa, fizeram-no em nome da tripulação do Sagres, sendo o Comandante de então o actual Presidente da ARVM Jorge Cruz. Acompanharam-no nesta cerimónia, com igual emoção, o Vice- Presidente da ARVM Comandante José Melo e os sócios Sargento Mor da FAP Gilberto Barata e Sargento Ajudante da FAP Manuel Ribeiro, que colocaram uma coroa de flores no monumento.

 Sines.

Porto Covo

Ilha do Pessegueiro

Assinatura do Livro de presenças da ARVM, e distribuídas bonitas rosas as "x"

Estiveram presentes muitos colegas radioamadores.

 

Vila Nova de Milfontes

O Homem desde sempre sonhou voar, cruzar os ares,

experimentar outras perspectivas do mundo que o rodeava !

" Longe vai o dia em que ao ler o livro “ Quando a Marinha Tinha Asas “ decidi preencher um espaço na nossa História, voando de Lisboa até Macau, como tinham feito Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, em 1924, que por infortúnio tiveram um acidente na China, bem perto de Macau.

 O meu Raid Aéreo teve inicio em Janeiro de 1987, 63 anos depois dos três estóicos aviadores, acompanhando-me o Coronel Engenheiro Aeronáutico Álvaro Prata Mendes, `a época major, e o Sr. Arnaldo Alves Leal, proprietário dum velho (com 25 anos de idade) monomotor Mooney, baptizado com o nome de SAGRES ,equipado de origem (sem o agora indispensável GPS, ou qualquer outra modernice que facilitasse a navegação) , com rádios e ajudas rádio a válvulas e um fraquíssimo gerador.

 Chegámos a Macau cansados mas orgulhosos, aterrando num aterro com uma pista para nós construída na Ilha de Coloane e que uma chuvada destruiu e a fez esquecer…"

 

Os sonhos foram sendo cada vez mais ambiciosos, com limites cada vez mais longínquos, exigindo mais determinação, espírito de sacrifício, abnegação e coragem .

Um desses sonhos tiveram-no três estóicos portugueses Brito Paes, Sarmento Beires e Manuel Gouveia, ao decidirem em 1924 voar num frágil Breguet, de “ Pau e Trapo “, até Macau, descolando desta terra onde os homenageamos, Vila Nova de Mil Fontes !

Em meu nome pessoal, no do Exmo. Coronel Engº Aeronáutico Álvaro Prata Mendes, e no do Sr. Arnaldo Alves Leal,  com a presença dos sócios, Comandante José Melo, nosso Vice-Presidente, Sargento Mor Gilberto Barata e Sargento Ajudante Manuel Ribeiro, ligados à aviação civil e militar, depositamos esta coroa de flores em homenagem aos Pilotos Brito Pães e Sarmento Beires e ao seu competentíssimo mecânico Manuel Gouveia !

Agradecemos à Câmara Municipal de Loures a cedência do autocarro e do excelente motorista Sr. Vitorino, que já nos habituou às suas qualidades de profissional competente;


Agradecemos a todos os colegas sócios da ARVM e suas famílias pelo dia agradável que nos proporcionaram e pela confiança demonstrada na equipa que organizou este convívio;

Finalmente,
Agradecemos aos colegas CT1ABV - AMARAL e CT1FKF- Professor GUIMARÃES, pelo sucesso que constituiu este IX Convívio.

 

Para o ano teremos mais.

TOPO